Pular para o conteúdo principal

Palestra “Business Intelligence” ao CEMAC

No mês de março de 2021, Stéfano Carnevalli, Diretor da Sýndreams, realizou palestra sobre “Business Intelligence” ao CEMAC, durante a semana de cooperação para competitividade promovido pelo cluster do setor de Manufatura Aeronáutico da RMC.


A Semana CEMAC (Cluster de Excelência em Manufatura Aeronáutica da região metropolitana de Campinas) teve por objetivo promover a Cooperação para a Competitividade, através de fóruns de boas práticas e implementação de projetos integrados. Durante os cinco dias de eventos foram abordados os seguintes temas:

  • Digitalização da manufatura – Valdecir Pereir
  • Business Intelligence – Stéfano Carnevalli (VIDEO – PDF SLIDES)
  • MASP & TPM – Lucas Bruni de Oliveira
  • Ciclo de Vida Organizacional (CVO) – Prof. Johan Poker
  • Mindset Indústria 4.0 – Prof. Ari Costa
  • Lean & Green – Marta Candeias
  • Decisões especiais – Alexandre Costa
  • Gestão estratégica do conhecimento – Adriano Pedro Bom
  • Logística Lean – Leonardo Ferreira
  • Salário Emocional – Paul Bahamondes

Neste ano o evento foi realizado de forma online com inscrição gratuita e as palestras gravadas podem ser assistidas no Youtube.



Palestra “Business Intelligence”

Na palestra com tema “Business Intelligence” abordei o processo da análise de dados na Indústria, enfatizando a importância do planejamento para indicar as ações. Em planejamento as empresas precisam tomar decisão cada vez mais orientada a dados (Empresas Data Driven) e organizar a complexidade e velocidade dos dados na indústria de forma continua e escalonável (Big Data).

Embora existam diversas ferramentas e tecnologias para auxiliar a coleta e visualização de dados – IOT, Power BI, IA -, é necessário apreender (Data Literacy) com as histórias dos dados para obter insights e ações de implementações práticas e ágeis.

Dividida em quatro eixos, o conteúdo da palestra trouxe aos participantes e conceitos relacionados ao BI e também indicações de ferramentas ágeis para planejamento que podem contribuir com a transformação digital das empresas. No contexto comentei sobre as iniciativas e empresas que podem auxiliar nessas temáticas (Simples DataSyndreams Aceleradora e Data Storytelling.Co)

Assista a palestra na integra:






Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado