Por Sandra Elisabeth
Todo cliente compra valor, benefícios! Sendo assim, o objetivo das
empresas deve ser desenvolver e entregar valor! Parece simples, mas não é!
Certa vez, em uma visita técnica à uma empresa reconhecida por sua
política de proteção ao meio ambiente, ouvi um dos visitantes questionando a
quantidade de ônibus, movidos à diesel, no estacionamento da empresa (estes
ônibus eram usados para levar os colaboradores de casa para o trabalho).
Pois bem, é claro que esta pergunta ficou sem resposta!
Mas serviu para deixar claro que o cliente que compra “proteção ao
meio ambiente” quer ter a certeza de que está pagando por algo real, do começo
ao fim.
Este do “começo ao fim” é conhecido como cadeia de valor, ou seja, o
conjunto das atividades executadas por uma empresa para desenvolver, produzir
bens e serviços, comercializá-los e entregá-los aos clientes (segundo Rocha,
Ferreira e Silva, 2012).
Para definir a cadeia de valor de uma empresa é necessário de atentar
principalmente à estratégia da empresa, ao que o cliente desta espera e o que
ela pretende entregar.
No passado, muitas empresas que queriam vender qualidade acabaram por
pagar o proceso de certificação ISO para todos seus fornecedores. Apesar de
parecer absurdo, isto agregou muito valor à cadeia produtiva e o cliente
percebe este fato, o que faz o investimento valer a pena e ter retorno no longo
prazo!
E para uma Startup, alguém que está começando? O que é necessário se
atentar?
Desenvolver a cadeia de valor certa desde o início pode diferenciar um
MVP (produto mínimo viável) de sucesso do de fracasso.
Na hora de pensar sua
cadeia de valor, se pergunte:
- Quem é o cliente?
- O que ele compra?
- Qual valor é importante para ele?
- Tipo da matéria-prima?
- Questões ambientais?
- Equidade de gêneros?
Respondidas estas questões você poderá decidir sobre seus
fornecedores, principalmente!
Por exemplo, se resolver ter um restaurante para atender Veganos, não
deverá comprar o leite de soja de empresas que tenham em seu portifólio
produtos de origem animal . Mesmo que o item comprado não contenha nenhum traço
animal, o Vegano não irá consumir devido seu posicionamento ético e moral!
Perceba, que não há um certo ou errado.
A decisão sobre sua cadeia de valor é que vai dizer qual o público-alvo
você irá atender!
Lembre-se que uma cadeia de valor começa sempre nos insumos, passando
pela transformação de insumo em matéria prima, depois pela industrialização,
distribuição e finalmente chegando no cliente final.
Todos estes elos são importantes.
Uma falha, em qualquer um dos pontos irá prejudicar seu
empreendimento.
Por isso, antes mesmo de começar avalie bem quem é o seu cliente e o
que ele espera de valor do seu produto.
Compreendendo estes dois pontos, provavelmente você irá acertar na
estratégia de valor do seu produto.