Pular para o conteúdo principal

Definindo a cadeia de valor em uma startup

Por Sandra Elisabeth


Todo cliente compra valor, benefícios! Sendo assim, o objetivo das empresas deve ser desenvolver e entregar valor! Parece simples, mas não é!


Certa vez, em uma visita técnica à uma empresa reconhecida por sua política de proteção ao meio ambiente, ouvi um dos visitantes questionando a quantidade de ônibus, movidos à diesel, no estacionamento da empresa (estes ônibus eram usados para levar os colaboradores de casa para o trabalho).

Pois bem, é claro que esta pergunta ficou sem resposta!

Mas serviu para deixar claro que o cliente que compra “proteção ao meio ambiente” quer ter a certeza de que está pagando por algo real, do começo ao fim.

Este do “começo ao fim” é conhecido como cadeia de valor, ou seja, o conjunto das atividades executadas por uma empresa para desenvolver, produzir bens e serviços, comercializá-los e entregá-los aos clientes (segundo Rocha, Ferreira e Silva, 2012).

Para definir a cadeia de valor de uma empresa é necessário de atentar principalmente à estratégia da empresa, ao que o cliente desta espera e o que ela pretende entregar.

No passado, muitas empresas que queriam vender qualidade acabaram por pagar o proceso de certificação ISO para todos seus fornecedores. Apesar de parecer absurdo, isto agregou muito valor à cadeia produtiva e o cliente percebe este fato, o que faz o investimento valer a pena e ter retorno no longo prazo!

E para uma Startup, alguém que está começando? O que é necessário se atentar?

Desenvolver a cadeia de valor certa desde o início pode diferenciar um MVP (produto mínimo viável) de sucesso do de fracasso. 


Na hora de pensar sua cadeia de valor, se pergunte: 
  • Quem é o cliente?
  • O que ele compra?
  • Qual valor é importante para ele?
    • Tipo da matéria-prima?
    • Questões ambientais?
    • Equidade de gêneros? 
Respondidas estas questões você poderá decidir sobre seus fornecedores, principalmente!

Por exemplo, se resolver ter um restaurante para atender Veganos, não deverá comprar o leite de soja de empresas que tenham em seu portifólio produtos de origem animal . Mesmo que o item comprado não contenha nenhum traço animal, o Vegano não irá consumir devido seu posicionamento ético e moral!

Perceba, que não há um certo ou errado.

A decisão sobre sua cadeia de valor é que vai dizer qual o público-alvo você irá atender!

Lembre-se que uma cadeia de valor começa sempre nos insumos, passando pela transformação de insumo em matéria prima, depois pela industrialização, distribuição e finalmente chegando no cliente final.

Todos estes elos são importantes.

Uma falha, em qualquer um dos pontos irá prejudicar seu empreendimento.

Por isso, antes mesmo de começar avalie bem quem é o seu cliente e o que ele espera de valor do seu produto.

Compreendendo estes dois pontos, provavelmente você irá acertar na estratégia de valor do seu produto.

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem s...

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado...