Pular para o conteúdo principal

Torne-se uma empresa de inteligência artificial

por Stéfano Carnevalli

O pensamento chave hoje e crucial para sobrevivência da maior parte das empresas é se tornar uma “empresa inteligente” que desenvolve soluções criativas para alavancar novos negócios.
Um caminho é tornar-se uma empresa de inteligência artificial.
A Inteligência Artificial traz conceitos desde a época dos filósofos gregos antigos, se consolida como campo de estudo na Dartmouth Conference 1956 e avança nas décadas seguintes com o desenvolvimento da tecnologia de informação.

Aristóteles e Alexandre. Gravura de Charles Laplante.
De uma forma bem prática, podemos dizer que a AI (Inteligência Artificial) é uma tecnologia que permite que sistemas simulem a inteligência humana, executando tarefas e tomadas de decisões de forma autônoma. Essas tarefas e decisões são realizadas a partir de padrões pré-definidos com referência a dados transformados em informação.
Com isso para se tornar uma empresa de inteligencia artificial é necessário adquirir conhecimento a partir dos dados. E dessa forma é essencial que oda empresa funcione em torno da inteligência artificial, adotando uma estratégia de aquisição dados de forma integrada, utilizando ferramentas para transformá-los em informação e permitir que as equipes compartilhem esse conhecimento no dia a dia.
Na AI FRONTIERS CONFERENCE, que aconteceu em novembro de 2018 na Califórnia (EUA), os painéis trouxeram exemplos de aplicações e registraram uma tendência de crescimento exponencial do uso de inteligência artificial na próxima década em todos os setores econômicos.

O painel sobre AI nas Empresas apontou um olhar nas futuras aplicações de IA no ambiente corporativo. Segue algumas dicas para iniciar a jornada e transformar sua empresa:

  • Defina as estratégias de aquisição de dados de forma integrada;
  • Treine sua equipe para compreender os conceitos de “Empresa de Inteligência Artificial”;
  • Busque startups para resolver problemas e demandas ;
  • Monte uma equipe interna unificada de IA, reunindo diversos perfis de profissionais.


A Sýndreams auxilia empresas a inovar, preparar as equipes para era exponencial e aproximar-se de startups. Entre em contato: criativa@syndreams.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado