Por Sandra Elisabeth
1. Superprodução: Evitar produzir aquilo que não está vendido
2. Espera: A espera por peças, entrega, tempo ocioso, etc.
3. Transporte desnecessário: Movimentar materiais de um lugar para outro
4. Excesso de processamento: Evitar etapas redundantes no processo
5. Estoque: Ter apenas o mínimo necessário para executar a atividade
6. Desperdício de movimento: Eliminar todo movimento que não agrega valor ao produto ou serviço
7. Defeitos/ retrabalho: Todo erro leva a um retrabalho
8. Criatividade inaproveitada: Reuniões, plano de ação e não fazer a ação.
E quantas
vezes o cliente faz o pedido por voz e a empresa não entende? E precisa falar
mais uma ou duas vezes com o cliente para compreender?
Para iniciar
o artigo, vejamos quais são os oito principais desperdícios que o Pensamento
Lean aponta:
Foto de
Marco Secchi
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2. Espera: A espera por peças, entrega, tempo ocioso, etc.
3. Transporte desnecessário: Movimentar materiais de um lugar para outro
4. Excesso de processamento: Evitar etapas redundantes no processo
5. Estoque: Ter apenas o mínimo necessário para executar a atividade
6. Desperdício de movimento: Eliminar todo movimento que não agrega valor ao produto ou serviço
7. Defeitos/ retrabalho: Todo erro leva a um retrabalho
8. Criatividade inaproveitada: Reuniões, plano de ação e não fazer a ação.
Quero chamar
atenção para o desperdício "4. Excesso de processamento: evitar etapas
redundantes no processo" antes de iniciarem a leitura!
É comum as
pessoas defenderem as ferramentas de mensagens instantâneas como algo positivo
no ambiente de trabalho e principalmente como um meio de receber pedidos de
clientes.
Mas como as
empresas estão gerenciando estes pedidos de clientes?
Todo pedido
recebido via mensagem instantânea é “reproduzido” no sistema da empresa, seja
ele de papel (OS – Ordem de Serviço) ou um Software de ERP?
Foto de
William Iven
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E a
quantidade de informação que chega junta e ao mesmo tempo? Já esqueceu algum
cliente neste meio?
O estudo do
Lean afirma que etapas redundantes no processo, ou seja, recopiar o pedido do
cliente para o software da empresa, p.e. é desperdício! Isto porque, somado o
tempo gasto com esta atividade repetida quantas horas foram perdidas de
trabalho?
Alguém já
fez esta conta alguma vez?
Sei que
muitos irão defender como sendo a forma que o cliente deseja conversar com a
empresa hoje! Porém, com as tecnologias disponíveis já é possível este contato
ser feito diretamente entre cliente e empresa sem a necessidade de se
“recopiar”, ou seja, ter etapas redundantes no processo.
Minha
sugestão: busque tecnologias e softwares que possam auxiliar na melhora da
comunicação. Verifique API’s que conversem com os meios de comunicação e com o
software da empresa.
Ser
produtivo não tem relação com a quantidade de coisas que você faz
simultaneamente e sim com a qualidade que é feito!
O Pensamento
Lean reforça isto desde 1950. Fica a dica!