Por Nivaldo J Silva
Quando pensamos em abrir um negócio, já imaginamos em abrir uma loja
física ou montar uma indústria de um produto inovador. Em muitas situações o
investimento é de valor alto e com grande risco e temos que encontrar uma outra
ideia de negócio.
Uma boa opção é investir em venda online, existem muitas opções de
vendas pela internet, vou apresentar algumas e deixar os links no blog para
aprofundarem a busca do conhecimento.
A maneira inicial mais simples é vender produtos pelo Mercado Livre, é
importante desenvolver uma parceria com algum fabricante ou distribuidor de um
produto e vender oferecendo um valor que permita um lucro para sua empresa. Em
várias palestras que assisti neste ano, a maioria absoluta ressalta que devemos
trabalhar com o estoque do fabricante, pois, no começo não se sabe qual produto
venderá mais ou menos.
Ao iniciar suas vendas no Mercado Livre, é interessante desenvolver um
site próprio com o nome do seu negócio, com isso passa uma credibilidade maior
para o cliente, divulgando uma foto com o logo da sua loja nas fotos dos
produtos. Existem algumas opções no mercado com planos iniciais gratuitos. Um
deles é a LojaIntegrada que
oferece vários recursos no pacote free.
Os Marketplaces são locais onde você vende seu produto, paga uma taxa
pela venda, mas o investimento inicial é zero, os principais são:
Mercado Livre
Magalu (magazine luiza)
Americanas.com (B2W)
Via Varejo
Amazon
O mercado mudou muito e os consumidores atuais vão até as lojas com seus
celulares e consultam os preços dos produtos ali mesmo e podendo comprar online
usando a internet da loja. Várias empresas já estão se preparando para esse
novo comportamento do cliente e desenvolvendo a estrutura comercial para vender
seus produtos em multicanais (ominichannel), que permite você comprar online e
retirar na loja, devolver na loja se não gostar do produto, comprar na loja e
entregar online, dentre várias opções. As grandes redes de magazines já estão
preparadas para essa evolução das compras e da mudança de comportamento dos
consumidores.
Para os pequenos negócios ainda é difícil, mas é importante ficar atento
ao que está acontecendo no mercado e tentar aproveitar a oportunidade.
Aconselho pesquisar na internet palestras sobre o tema, assistir as palestras
do Vtex Day, no site, eles
disponibilizam as palestras que debatem os temas mais importantes da venda
online, que são: as plataformas; marketing digital; logística; meios de
pagamento e fidelização dos clientes; a importância das redes sociais; assim
como uma boa foto pode ajudar na venda. Não poderia deixar de citar a equipe
da Xtechque são excelentes e
com atendimento nota 10, a plataforma oferece muitas configurações o que ajuda
muito o empreendedor que está iniciando sua loja.
O Brasil possui uma população muito grande sem acesso a internet, algo
próximo dos 50% segundo o SEBRAE, o que mostra uma grande oportunidade, quando
esse número diminuir teremos um grande percentual da população com acesso as
compras online.
Ao pensar em abrir um negócio online, procure se capacitar sobre o
mercado e uma boa dica é o site do SEBRAE que possui muito material e cursos online para o
planejamento do seu negócio.
No próximo artigo aprofundaremos mais sobre os passos para se planejar e
abrir um negócio online.
Fiquem com Deus e até mais.
Um abraço.
Nivaldo J Silva, diretor
do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste,
diretor do e-Commerce www.LuGuicommerce.com.br