Por Sandra Elisabeth
Para facilitar,
postarei abaixo os principais custos de marketing:
Preço
Promoção
Praça
Vendas
Em outros momentos já
conversamos sobre o que é marketing. Hoje quero falar sobre os custos de
marketing.
É comum os
empreendedores misturarem custos de marketing com custos variáveis de produção,
principalmente quando o produto é na verdade a prestação de serviços.
A teoria diz que
custos variáveis são os envolvidos diretamente na fabricação do produto e serviço
e custos de marketing são as saídas de caixa que auxiliam a empresa vendê-los.
Foto de rawpixel
|
Produto
- P&D,
- Desenvolvimento,
- Inovação.
- Estudo
de preços no mercado
- Descontos
oferecidos
- Propaganda
e publicidade,
- Visita
a parceiros,
- Manutenção
do carro usado nas visitas de parceiros,
- Material
usado nas visitas para parceiros,
- Cartão
de visita,
- Redes
Sociais,
- Agência
de publicidade.
- O
aluguel pode ser considerado parte do custo de marketing quando a
localização do imóvel é situação sine qua non para a existência do
empreendimento.
- Porcentagem
paga aos representantes de vendas,
- Materiais
usados em vendas,
- Custos
de combustível, pedágio, quando a viagem é para visitar o cliente,
- Manutenção
do carro usado pela equipe de vendas.
É importante separar
estas despesas, pois assim o empreendedor passa a saber exatamente quanto está
investindo em cada centro de custos e comparar os resultados obtidos em cada um
deles.
Digo investindo, pois
cada um destes custos precisa obrigatoriamente dar retorno a empresa.
E por isto separamos
custos de marketing - que oferece retorno financeiro e de vendas - dos custos
variáveis, que são aplicados diretamente na fabricação.
Para o fluxo de
caixa, não há diferenças no resultado final, mas esta simples ação facilita e
melhora a tomada de decisão!