Por Sandra Elisabeth
Todas as
empresas têm ciclos de vida, e com uma startup não é diferente.
No meu livro
“Planejamento Estratégico Lean” deixo até algumas indicações para quando uma
startup deixa de ser “S T A R T U P”!
Em uma
pesquisa recente, publicada pela revista Exame (Edição Especial 1.162 Indústria 4.0), fica claro este ciclo de vida! A
pesquisa aponta que a maioria já validou seu modelo de negócios e agora começou
a escalar.
Pelo gráfico
apresentado abaixo, nenhuma das startups brasileiras atingiu esta maturidade, porém
já estão bem próximas disto acontecer!
É importante
compreender o que é uma empresa madura: “é aquele empreendimento que já atingiu
seu break-even, já pagou seus custos de desenvolvimento do produto ou serviço e
tem uma carteira de clientes digna de ser chamada de ‘carteira’”.
Comparação ciclo de vida startups x empresas Adaptado de Kotler(2012), Elisabeth e Calado (2017) e Censo Startup StartSe (2017) |
A partir
deste momento, a empresa começa a entrar no ciclo de amadurecimento e precisa
estar preparada para lançar novos produtos e serviços no mercado. Não é porque
a empresa possui novidades que ela se torna uma startup.
Na verdade,
existem muitas empresas maduras que estão inovando como startups, ou seja,
utilizam-se das metodologias ágeis e enxutas das startups para realizar novos
desenvolvimentos. IMPORTANTE: fazer isto não as tornam startups!!!
Isto porque
a empresa já validou seu produto no mercado, não há mais incertezas sobre a
permanência da empresa no mercado, haja vista, que ela tem um produto ou
serviço muito bom sendo vendido no mercado, suas contas estão pagas e este
produto ou serviço trás retorno suficiente para a empresa fazer novos
investimentos.
Em resumo,
toda startup nasce, cresce, fica grande e amadurece! E caso não continue
investindo seus lucros em inovações, vai envelhecer e morrer, como tantas
outras empresas existentes no mundo!