Por Sandra Elisabeth
É muito
comum as pessoas confundirem indústria 4.0 com uso de tecnologia de ponta. Isto
acontece, é fato, pois para se chegar à Indústria 4.0 é necessário passar pela
Indústria 3.0 (automação, robotização, etc).
De acordo
com a CNI, no Brasil, 76% das fábricas se encontram no estágio da Indústria 1.0
ou 2.0 (Veja abaixo o comparativo entre as Indústrias abaixo):
Neste
cenário, é fácil entender porque tem tantas pessoas que ainda acham que
Indústria 4.0 é sinônimo de tecnologia. Claro que sem a tecnologia fica difícil
atender os pré-requisitos básicos da Indústria 4.0, porém ela é muito mais do
que isto.
A Indústria
4.0 usa as ferramentas de tecnologia para compreender melhor o cliente e assim
conseguir atende-lo de maneira mais eficiente e eficaz.
Por exemplo,
o simulador de voo da Embraer resolveu um grande problema do cliente: uma
espera de 8 anos para um novo modelo de aeronave estar pronto! Hoje, com o
simulador esta espera caiu 30% e é claro que também auxiliou a empresa com
redução de custo, possibilidade de tocar mais de um projeto ao mesmo tempo e diminuição
de retrabalho – já que no simulador é possível fazer todos os testes, incluindo
nível de combustível gasto e ruído do motor.
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Veja, a
Embraer utilizou tecnologia em prol de atender uma demanda do cliente!
A própria
tecnologia de impressão 3D que vem crescendo a cada dia que passa, mostrando que
a ideia é atender mais rapidamente a demanda do cliente, fazendo algo da forma
que ele deseja. E não pensem que a impressão 3D ainda está no “plástico”... já
temos impressão de casas, de roupas e calçados e existem ainda uma tentativa de
impressão de avião em fibra de carbono!
Tudo isso
para se aproximar mais da chamada manufatura descentralizada, que é exatamente
o contrário do proposto por Ford no século XX.
Agora, o que
todos sabem é que precisamos inovar em nossas fábricas, não apenas para chegar
na era da Indústria 4.0, mas principalmente para sobreviver enquanto empresa.
A única
verdade estabelecida até o momento, segundo dados da CNI, é que no Brasil
apenas 2% das fábricas estão preparadas para o futuro, prontas para inovar e
atender o cliente como ele deseja.
Minha
pergunta, neste cenário é se sua empresa está entre os 2% ou entre os demais
98%? Saiba que com a Internet e com o mundo cada vez mais globalizado, seu
cliente poderá te substituir muito rapidamente se você não inovar!