Pular para o conteúdo principal

Desafios da gestão de pessoas hoje

Por Sandra Elisabeth

Tem sido cada vez mais comum gestores reclamarem de seus colaboradores, principalmente dos mais jovens, por esperarem crescimento rápido de carreira, por pedirem aumentos de salários em menos de 6 meses, por desejarem feedbacks constantes, etc.

É compreensível tudo isso! Para esta geração de gestores isto é uma loucura. A geração deles estava acostumada a ter aumento de salário uma vez ao ano (e olhe lá) e promoção de carreira... nossa, duas ou três durante os 25 anos de trabalho na mesma empresa!

A nova geração, é diferente! Eles estão acostumados com a “velocidade da Internet”, 12 meses para eles é muito tempo!

E aí, quem está certo e quem está errado?

Ambos estão certos! Não há como mudar uma geração inteira. Precisamos aprender a trabalhar com ela.

Sendo assim, o novo desafio da gestão de pessoas é manter talentos! Estes talentos não querem apenas um alto salário, eles buscam reconhecimento, flexibilidade, responsabilidade, feedback, possibilidades de crescimento e desafios, muitos desafios.

Precisam sentir que são indispensáveis na empresa, querem escolher de onde trabalhar e quando trabalhar.

Parece loucura? Sim, concordo! Mas as empresas que estão acompanhando as mudanças e contratando os talentos de forma correta, entenderam que quando o jovem pode escolher quando trabalhar ele trabalha todos os dias, até mais de 8 horas, principalmente se também tiver a escolhe de onde trabalhar.

As profissões estão mudando, as pessoas estão mudando e a tecnologia está aqui para nos auxiliar.


Brigar com uma geração inteira significa “dar murros em ponta de faca”, não vai adiantar nada! Minha dica: mude você, a sua empresa, a sua gestão de pessoas e aproveite ao máximo os pontos positivos que esta geração tem para oferecer!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem s...

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado...