Por Sýndreams
Cada Startup que já passou por este processo teve seu sucesso
particular. Algumas chegaram a conclusão que o investimento pessoal de tempo e
recurso não valeria a pena pelos resultados que atingiriam. Outras perceberam
que tinham grande potencial de crescimento, mas não de escala; ou seja, tem um
ótimo faturamento, suficiente para os sócios e para manter o negócio, mas que
não será a "pupila dos olhos" de grandes investidores.
Recentemente, nossa mentora Sandra Elisabeth lançou seu 2º livro,
intitulado “Planejamento estratégico lean: lean
startup no Brasil”, já disponível para
compra na Amazon.
Batemos um papo com os autores Sandra Elisabeth e Robisom Calado sobre o
livro e vejam só que eles disseram:
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Calado e Sandra Elisabeth - autores do livro |
Com este livro não esperamos apenas que as empresas recebam um grande
investimento e que todos os negócios se transformem no "próximo
Facebook."
Na verdade, esperamos que o método apresentado possa minimizar ao máximo
os riscos do próprio empreendedor em seu projeto. Ou seja, tentamos provar se a
ideia original será viável ou não. Se ela tem mercado e qual e o amanho real
dele!

E também ha quem desistiu antes mesmo de começar, por nas primeiras
analises perceber que o mercado não estaria disposto a comprar a solução
proposta, não da forma original! Seria necessário focar a oportunidade e
desenhar outra solução para ela, o que alguns empreendedores acharam difícil de
ser feito.
Assim, no final de tudo, este método já auxiliou empreendedores a
evitarem utilizar todo o recurso de investimento que tinham, possibilitando a
todos a chance de pivotar seus produtos/serviços e reiniciar o processo de
validação de mercado; ou mesmo de utilizar este recurso para se estabelecer no
mercado e continuar com um crescimento sustentável da empresa.
Desejo a todos muito sucesso e muito trabalho! Vamos lá, use o modelo
proposto e teste sua ideia você também!