Pular para o conteúdo principal

Porque é tão difícil fazer vendas

Por Sandra Elisabeth

Vendas é um dos componentes do marketing. Vender consiste em oferecer e comunicar ideias, produtos e serviços em troca de dinheiro e feedback de mercado. Porém, durante muitos anos vivemos sob o conceito de Ford, onde “todos podiam escolher a cor de um carro, desde que fosse preto”. E apesar deste conceito ser da década de 20, muitas empresas continuam “empurrando” seus produtos e serviços para seus clientes.

 

Alguns até tentam usar ferramentas mais modernas, como o Canvas, por exemplo, para auxiliar no planejamento das vendas, mas o fazem começando da “Proposta de Valor”, ou seja, o que eu tenho em mãos hoje e depois pensam para quem oferecer. Está errado! Continuamos fazendo como Ford na década de 20. A única mudança foi o formato do plano... Você continua dizendo: “Tenho um carro preto (valor), quem pode querer compra-lo (cliente)?”.

O conceito mais atual é o de primeiro conhecer quem é o meu cliente e com base nestas informações desenvolver ou ajustar o produto, serviço ou as estratégias de vendas. É assim que fazemos: nos perguntamos quem é o cliente? E depois, o que ele deseja comprar (valor)?
Claro, que corremos o sério risco dele NÃO querer comprar o que estamos oferecendo... E isso é bom! É a informação que precisamos saber para fazer as mudanças necessárias em nosso produto ou serviço.

Sem essa informação, talvez gastemos um “rio de dinheiro” em publicidade e propaganda e não conseguiremos obter retorno algum! Daí a culpa é da agencia de publicidade, é do consultor de marketing, etc...

Talvez até possa ser, afinal, buscar e conhecer o feedback do cliente é obrigação do setor de marketing... Mas quando a empresa não quer fazer a mudança, diz que o cliente está errado em pedir o que está pedindo, deve querer não vender mais!

Vender é difícil, porque infelizmente não gostamos de ouvir “não”; tratamos nossos produtos e serviços como filhos perfeitos e qualquer problema identificado é de quem está reclamando!

Quando aprendermos a ouvir as necessidades dos clientes e compreender o que eles realmente compram, vender fica mais fácil... começaremos a ver filas em frente de nossas lojas, assim como acontece com a Apple em dia de lançamento de produtos. Não é a quantidade de investimento em propaganda que te faz aumentar as vendas é o investimento em conhecer e atender o cliente que te diferencia dos concorrentes.


Vender é um dom, que tem apenas as empresas que sabem ouvir!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem s...

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado...