Por Sandra Elisabeth
Na RevistaExame de 07 de junho de 2017 a jornalista Aline Scherer publicou a seguinte matéria:
“A vez da inovação enxuta”, apresentando como novidade o método Lean Startup
usado em empresas para melhorarem seus processos inovadores.
Pois bem,
talvez para estas empresas citadas (P&G, GE, Grupo Votorantim e Faber
Castell) realmente seja novidade. Porem, na Sýndreams já utilizamos este método
para inovar em empresas há algum tempo!
Apenas recapitulando:
o Lean Startup é uma metodologia ágil de desenvolvimento de clientes, ou seja,
uma forma rápida de descobrir o que o cliente realmente deseja comprar.
Utilização da metodologia Lean
Startup nos processos sucessivos de filtragem das ideias para a concepção de
novos produtos ou serviços (Baseado em SLACK, 2009).
|
E para isto precisamos:
1º Plan:
Planejar rapidamente, com o uso do Modelo De Negócios Canvas, para escolher
entre as diversas opções de inovação;
2º Do:
Construir, fazer, desenvolver o MVP – produto mínimo viável;
3º Check:
Checar, testar como os clientes reagem a este MVP, estão ou não comprando?
4º Action:
Agir, analisar os dados coletados e pivotar ou transmutar o produto para
atender a necessidade do cliente.
São passos
simples, que dão rapidez e agilidade as empresas, permitindo que elas inovem
tanto quanto as startups do Vale do Silício.
Fato cada dia mais comprovado!