Pular para o conteúdo principal

Maio o mês da indústria

Por Sýndreams

Para quem não se lembrou ou não sabia, o último dia 25 de maio foi comemorado o dia da indústria.


Esta data foi escolhida em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, que faleceu em 25 de maio de 1948. Roberto Simonsen foi um engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras – ABL.

Roberto Simonsen.
Fonte: FIESP
Roberto Simonsen foi escolhido patrono da indústria nacional porque na década de 1930, desempenhou papel fundamental para a consolidação do parque industrial brasileiro. Ele sempre trabalhou a favor da indústria nacional.
Enquanto os países ricos estavam em conflito (1938 a 1945) o Brasil começava a fabricar os produtos até então importados da Europa e da América do Norte.
A inauguração da Siderúrgica de Volta Redonda foi o impulso que faltava para essa atividade que se tornava forte, mas ainda estava sob responsabilidade do Estado.
O mundo mudou, a indústria cresceu, mas ainda precisamos lutar pela indústria... Antes eram os governos que não tinham interesse no desenvolvimento industrial privado, hoje me parece que até mesmo os trabalhadores ainda não entenderam a importância da indústria.
Uma indústria forte garante bons empregos e bons salários, uma indústria falida quebra um país! Eu não estou falando das grandes multinacionais, que para quem não sabe de acordo com o SEBRAE no Brasil representam apenas 5% das empresas.

Isso mesmo, 95% das empresas no Brasil são micro, pequenas e médias empresas. Ou seja, cada lei, cada regra, cada gesto contra a indústria prejudica os pequenos empreendedores, que estão tentando melhorar sua própria vida e a de seus funcionários.


Minha sugestão: antes de criticar o empresário nacional, lembre-se que ele é como você e talvez tenha até um pró-labore menor que o seu salário, os “ricos” infelizmente não são a maioria...

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem s...

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado...