Por Sandra Elisabeth
Na
administração ouvimos com certa frequência que concorrente bom é concorrente
morto! Mas porque? Porque se não houver concorrente não há referencia, ou seja,
o cliente não consegue comparar atendimento, produto, serviço, etc.
simplesmente por não haver outro com quem fazer.
Então vamos
sair “matando” os concorrentes? NÃO! Pelo contrário, ter concorrentes facilita
a comunicação com os clientes, pois eles sabem que existe este produto ou
serviço, ajuda a construir mercado, a desenvolver fornecedores, a criar
legislações de apoio... enfim é muito mais positivo que negativo.
Agora, se o
seu concorrente está te incomodando tanto, já parou para pensar que na verdade
o problema é com você? Sim, se seu cliente prefere comprar do seu concorrente o
que ele, concorrente, está oferecendo de benefícios que fez o cliente ter esta
escolha?
Se é o preço que atraí
o cliente, será que seu concorrente conseguiu uma negociação melhor com o
fornecedor? Você não conseguiria uma negociação melhor com o fornecedor? Não
conseguiria melhorar os processos produtivos para diminuir os custos variáveis?
Se o concorrente está
criando comunicações melhores que a sua, não está na hora de trocar de agência
publicitária? A responsabilidade é toda sua!
Se o cliente
não consegue chegar até você, ou se a localização do seu concorrente é melhor
que a sua, já pensou em mudar de endereço?
Ah, onde você está hoje não paga
aluguel, ok... mas o cliente consegue chegar até você? Analise bem.... as vezes
vale a pena alugar o seu espaço para um terceiro e com o dinheiro que receber
pagar um outro ponto para você!
Agora, se o
produto ou serviço do seu concorrente for melhor que o seu... Está na hora de
inovar, buscar diferenciações, melhorar, investir em desenvolvimento.
No fim, o concorrente
nos ajuda a analisar se o que estamos fazendo é ou não viável. Se atende ou não
o cliente! E aí a responsabilidade de mudança é nossa!
Portanto,
pare de culpar seu concorrente por você não conseguir vender! Avalie o que está
acontecendo e aja no problema!
Não seja
como o Homer Simpson, que afirma que “Se a culpa é minha, eu coloco em quem eu
quero!”.