Por Sandra Elisabeth
Já ouvi
muitos empreendedores iniciantes e empresários de carreira afirmando que “tudo
fica lindo no papel, mas que no mundo real não dá certo!”.
Alguém aí já
se perguntou por que isso acontece?
Bom, eu já!
E confesso que no inicio também acreditava que a verdade era essa e que não
havia nada a ser feito.
Porém, se
essa é a única verdade porque ainda perdemos tempo planejando? Porque tantos
autores escreveram livros e livros falando da importância de se colocar as
ideias no papel para que elas virem realidade? Será que é tudo enganação?
Não é
enganação! O problema de não conseguirmos colocar em prática o que está escrito
no papel e, portanto não alcançar as metas ali inseridas é em grande parte devido
a nossa falta de competência.
É isso
mesmo! Por vezes desenvolvemos planejamentos estratégicos que nós mesmos não
conseguimos cumprir... E o que nos falta para ter a competência necessária é
capacitação!
O que
esquecemos com frequência é que toda empresa é feita por pessoas! São as
pessoas que fazem as coisas acontecer! Não são as máquinas, a rede, a
velocidade da Internet, etc. São as pessoas. Sendo assim, no momento do
planejamento estratégico precisamos levantar quais são as lacunas de capacitação
existentes, ou seja, o que falta de conhecimento para aquela atividade ou ação
ser realizada pelo seu responsável.
É fácil
dizer que a equipe de vendas não bateu a meta e por isso o planejado não foi
realizado, mas a equipe estava preparada para cumprir esta meta? Eles tinham o
conhecimento necessário do produto, do cliente, da região onde venderiam? Ou
faltou alguma coisa, algum conhecimento?
Levantar as
lacunas de capacitação de uma empresa não é algo difícil.
Primeiro é
necessário a empresa descobrir onde estão as falhas. E se achar complicado
levantar isso compare-se com o seu concorrente: o que você faz melhor que ele?
E pior? E não invente histórias do tipo “ah meu concorrente vende mais barato
porque sonega impostos”, assuma: meu concorrente vende mais barato, eu preciso
rever meus custos para verificar se posso também fazer isso!
Depois de
saber quais são suas falhas verifique quais competências a empresa precisa ter
para solucionar o problema. (Voltando no exemplo acima, talvez seu comprador
precise melhorar a forma como negocia preço com fornecedores). Analise se
internamente você já tem estas competências, caso não essa se torna uma lacuna
de capacitação.
Observe que
não estamos procurando “pessoas culpadas”, isso é muito fácil! Estamos resolvendo o problema: capacitando as
pessoas para que não errem mais!
E para
evitar o erro, uma startup deve antes de colocar o plano em prática saber
exatamente quais competências são necessárias para que dê tudo certo, como
planejado. Caso não tenha isso internamente precisará capacitar a equipe antes,
evitando os erros futuros.
Já disse
muita coisa, quero que entendam que: uma empresa bem sucedida não procura
culpados por as coisas não saírem como o planejado. Ela entende o que aconteceu
e corrigi a rota. E essa correção invariavelmente passa por capacitação!
Lembre-se
disto no momento de “colocar a culpa de” em alguém! Façam acontecer de verdade!