Páginas

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Palestra “Aplicação do Lean Startup no Desenvolvimento de um Empreendimento” na IV Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo da USF - Bragança Paulista

No dia 15 de setembro, segunda-feira, a mentora da Sýndreams Sandra Elisabeth esteve na Universidade São Francisco - Campus de Bragança Paulista, para ministrar a palestra “Aplicação do Lean Startup no Desenvolvimento de um Empreendimento” na IV Semana da Empregabilidade e Empreendedorismo.

O objetivo da palestra foi mostrar ao público (cerca de 60 alunos, de vários cursos) que toda inovação pode ser considerada uma Startup, independente desta inovação acontecer em uma empresa nascente ou em uma grande empresa e que o mais importante é esta inovação trazer resultados para o empreendimento.

 Para que esta segunda parte aconteça, foi discutido que a melhor forma é utilizar-se da metodologia lean startup, ou seja, criar um produto mínimo viável e testá-lo no mercado, com os clientes reais.

 Foram feitas várias perguntas interessantes no final da palestra e a que mais chamou a atenção de nossa mentora foi: “como criar um MVP em uma entidade social?” Como resposta, ela disse que uma boa opção é iniciar o projeto com um pequeno número de pessoas, até mesmo para saber como esse pequeno grupo irá reagir, quais serão as “surpresas” que irão surgir, qual será o melhor processo para o desenvolvimento deste projeto. Depois de tudo pronto, “redondo”, testado e aprovado por esse pequeno grupo (MVP), o empreendedor social poderá ampliar o atendimento, seguindo os feedbacks deste grupo inicial. De acordo com Sandra Elisabeth esta ação irá auxiliá-lo a ser assertivo em seu projeto e a reduzir desperdício de tempo e de recurso com o que for considerado desnecessário por estes clientes.

 O feedback dos alunos da USF - Bragança Paulista sobre a palestra da mentora da Sýndreams Aceleradora foi muito positivo e esperamos poder em retornar em breve.

Abaixo, deixamos algumas fotos do evento:






Sandra Elisabeth é articuladora e mentora da Sýndreams Aceleradora; co-fundadora do GBG-Americana; membro do grupo de pesquisa GIG'S (Grupo de Inovação e Gestão em Saúde); mentora do Lean Startup Machine São Paulo; professora universitária e palestrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário