Pular para o conteúdo principal

Faça a pergunta certa aos dados e escute histórias interessantes.

por Stéfano Carnevalli



Quanto mais dados as empresas coletam, mais interessante ficam a história que contam. Essas histórias são desenvolvidas a partir das informações e insights obtidos com esses dados. Porém para que possam ajudar a empresa a avançar e melhorar o desempenho dos negócios, é necessário um planejamento que começa com a pergunta certa. Faça a pergunta certa aos dados e escute histórias interessantes.



Como exemplo, podemos perguntar qual dos segmentos de clientes é o mais lucrativo? Como pode ser reduzido o custo de aquisição de novos clientes? Quais recursos do produto em destaque precisam ser melhorado? Quais de seus melhores funcionários têm potencial de alcançar maiores objetivos? Ou aqueles que podem abandonar o “barco” mais rapidamente se pressionados? Quanto mais certa for a pergunta aos dados, mais interessante serão as histórias contadas por eles.

Data Storytelling

Utilizar a narrativa de dados, pode auxiliar as empresas a encontrarem essas perguntas de forma mais rápida. Para uma eficiência do Data Storytelling, planejar os passos é fundamental, principalmente para que as equipes não percam o foco do objetivo. A estratégia para consultar os dados permite obter insights significativos e evitar expedições caras e demoradas em busca de dados que não geram nenhuma visão prática .



Entretanto se subestimar ou limitar os dados, pode também demorar mais tempo e recurso para obter as respostas. Nesse ciclo, quanto mais assertivas forem as perguntas, mais rápido a empresa avança em seus objetivos e mercados. Lembre-se que não existem perguntas bobas ou estúpidas. Existem sim perguntas erradas para atingir determinado objetivo. Reforçando também que para cada resposta sempre haverá novas perguntas.

Algo que é fundamental para fazer a pergunta certa aos dados, é conhecer o interesse de cada público-alvo, interno (equipes da empresa) ou externo (clientes e fornecedores por exemplo). O mesmo conjunto de dados pode contar uma história para a equipe de finanças e outra história para a equipe de marketing, tudo dependerá da pergunta que cada área quer fazer, ou seja, que objetivo cada área têm. Para gerar insights impactantes, é necessário compreender as necessidades do público que pode ser a sua como líder da equipe de negócios.

Sintetizando para fazer perguntas certas aos dados, defina público-alvo (incluindo suas características), o objetivo desse público-alvo e quais dados (e análises) precisam para atingir esse objetivo.

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado