por Stéfano Carnevalli
Na grande missão da Ciência de Dados, a narração de dados têm se destacado como um elemento importante que ajuda a tomada de decisão, transformando informações complexas em algo mais simples de compreensão. Quanto mais a comunicação das informações são compreendidas pelo público-alvo, mais a sua tomada de decisão se torna ágil e assertiva.
No livro “Data Science (The MIT Press Essential Knowledge series)” os autores John D. Kelleher e Brendan Tierney reforçam que o objetivo da ciência de dados é melhorar a tomada de decisões através da análise de dados. Dessa forma as análises e os insights têm um grande potencial de transformar negócios e a maneira como os decisores interagem com eles.
Embora há uma certeza que o processo de tomada de decisão precisa ser cada vez mais com base em dados, há muitos profissionais que ainda preferem seguir sua intuição. E não estão totalmente errados, pois quando fazem isso, significa que não conseguiram perceber o valor ou confiança nos dados.
A Análise de Dados precisa ter fontes confiáveis e serem apresentadas. Esse conjunto organizado e planejado aumentará a confiança e credibilidade para as pessoas tomarem decisões com base em dados. E uma narrativa em torno dos dados ampliará ainda mais a sua compreensão nesse mundo veloz e de rápidas decisões.
O desafio de todo potencial da análise de dados está relacionado às pessoas. Enquanto há uma expansão de cientistas de dados e especialistas em big data, há uma demanda ainda pouco explorada de profissionais com competências para planejar a narrativa de dados e comunicar de forma eficaz. Contar uma história combinando palavras e números será a próxima fronteira no complexo mundo da análise de dados.
Quando analisamos o número de pessoas que acessam determinado conteúdo em um vídeo, o primeiro impulso é a quantificação, quantas pessoas assistiram. Porém é insuficiente para tomar uma decisão em replicar mais ou menos conteúdos do mesmo tipo. Para responder essa perguntas temos que analisar outros dados obtidos que podem explicar o por quê daquelas pessoas terem assistido aquele conteúdo.
Contar a história desses dados ajuda o tomador de decisão a compreender as informações e ter mais confiança nos dados. Sim tomada de decisão envolve também confiança nos dados e no apresentador!