Pular para o conteúdo principal

Reconnhecimento internacional do método de aceleração e pré-aceleração da Sýndreams Aceleradora

Por Sýndreams


O método Lean Startup desenvolvido por Eric Ries e Steve Blank em 2012 para planejar uma startup, com o pensamento de reduzir custos e tempo no desenvolvimento de um novo produto utilizando-se de designer think e produto mínimo viável foi amplamente divulgado e utilizado por diversas aceleradoras no mundo todo, inclusive no Brasil.

Porém, fomos mais longe e com base no lean startup e no bussines model Canvas desenvolvemos nosso próprio método de planejamento, intitulado Planejamento Estratégico Lean.

Esta metodologia engloba além das ferramentas já mencionadas, outras como análise SWOT, 5W2H e planejamento financeiro para identificação de ponto de equilíbrio e valuation.

Desenvolvemos este método em 2013 e em 2015 ele se transformou no livro “Transformando ideias em negócios lucrativos: aplicando a metodologia lean startup no Brasil”, já que nesta primeira versão o objetivo era “traduzir” um método 100% americano para algo 100% brasileiro.

Com o passar do tempo e com o reconhecimento que as orientações que estavam no livro funcionavam, a editora pediu que publicássemos uma segunda edição, mais robusta e atualizada, já que o primeiro livro ficou por 6 meses consecutivos dentre os mais lidos no Rankin da Amazon!

Então em 2017, lançamento o “Planejamento Estratégico Lean: start up no Brasil”, muito mais que uma revisão do primeiro livro, um método de desenvolvimento de novos produtos, serviços e modelos de negócios comprovadamente eficaz, que foi testado em mais de 500 negócios diferentes, trazendo resultados positivos para todos os empreendedores que o utilizaram.

A cada revisão o método ficou mais brasileiro, com as características do nosso empreendedor e de acordo com a cultura empreendedora de nosso país!

Por isso, o reconhecimento internacional de que o método funciona, é eficaz e eficiente!

Para quem ainda não conhece o método do Planejamento Estratégico Lean, ele é bem simples:
  • Análise do mercado
  • Modelo de negócios
  • MVP – Produto mínimo viável
  • Plano de ação
  • Levantamento das prioridades
  • Plano financeiro
  • Desenvolvimento do Pitch

 Vamos praticar?!

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado