Por Sandra Elisabeth
Nos diversos
eventos, mentorias e palestras que participo escuto pessoas falando sobre
“encontrar o próximo unicórnio”, em “ser o próximo unicórnio”. Mas o que é esse
“unicórnio”?
De acordo
com a mitologia, o unicórnio é um animal raro, fabuloso, símbolo de força e
pureza. Criou-se a partir daí a analogia do unicórnio com as startups que
desenvolvem produtos ou serviços inovadores, disruptivos e com grande potencial
de escala. E assim como na mitologia, acredita-se que apenas estas startups são
fortes o suficiente para vencer no mercado.
A partir
deste fato, grande parte dos empreendedores ficam “lutando” por se tornar o
mais novo unicórnio, e para isto inventam produtos e serviços mirabolantes,
espetaculares e que nem sempre conseguem colocar em prática devido a falta de
recurso financeiro, de conhecimento e de pessoas.
E o que
acontece com os empreendedores que percebem uma boa oportunidade de negócio,
que não é tão incrível, mas que pode gerar lucro? Muitas vezes ficam de lado,
nem sempre conseguindo a atenção de aceleradoras ou de investidores; afinal não
serão o próximo unicórnio!
Existem
vários relatos de empreendedores que começaram um empreendimento simples,
aproveitando uma grande oportunidade no mercado, em um negócio que não era
escalável, mas que conseguiram levantar fortunas com o retorno do seu próprio
empreendimento.
E então, o
que é melhor? Ser o próximo unicórnio ou ganhar dinheiro?
Eu prefiro
mentorar e apoiar as startups que podem ganhar dinheiro e crescer de forma
sustentável. Estes empreendedores muitas vezes precisam de informação e
conhecimento sobre como empreender, o que fazer, como criar um MVP e após isto
conseguem desenvolver e ampliar muito o investimento inicial feito. Talvez
estas startups não consigam dinheiro de investidores anjos, porém este esforço
potencializa o investimento do próprio empreendedor que poderá ter 100% de uma
grande empresa!
Assim, vale
a pena os empreendedores identificarem quais são seus pontos fortes, o que eles
tem em mãos, o que sabem fazer e fazem de melhor. Depois, quais as
oportunidades existentes no mercado e que estes pontos fortes podem atender?
Daí, temos um bom negócio, algo plausível de ser transformado em empreendimento
rapidamente e a possibilidade de ganhar muito dinheiro!