Por Sandra Elisabeth
O movimento de startups e pequenos empreendimentos vêm crescendo mais a cada dia que passa. Mais e mais empreendedores têm grandes ideias e resolvem coloca-las em prática rapidamente no mercado.
O movimento de startups e pequenos empreendimentos vêm crescendo mais a cada dia que passa. Mais e mais empreendedores têm grandes ideias e resolvem coloca-las em prática rapidamente no mercado.
Sabemos, no
entanto, que conseguir dinheiro para tirar uma ideia do papel ou para aumentar
a escalabilidade não é algo tão simples. Além de todos os documentos, planos e
provas que seu empreendimento será muito lucrativo, há ainda a necessidade de
uma apresentação sobre o negócio.
Se essa
apresentação fosse depois de enviados todos os documentos e provas que o
negócio é realmente bom, talvez fosse mais fácil. O problema é que geralmente
precisamos primeiro convencer o investidor a nos ouvir ou a ler esses
registros. Esse processo de ‘convencimento’ pode ser chamado de pitch: uma
apresentação que pode variar de 1 a 5 minutos.
Talvez você
já saiba que um pitch tem esse tempo e ache difícil colocar todas as
informações nele.
Quero aqui
deixar algumas dicas para que você consiga montar sua apresentação no tempo
desejado:
1º Caso você
tenha apenas 1 minuto para fazer o pitch:
Priorize:
Exemplo: se você desenvolveu um
software inicie dizendo “meu negócio é facilitar a gestão empresarial,
oferecendo recursos para rápida tomada de decisão, através de software”.
b. O que você
busca; deseja do investidor. Lembre-se nesse momento o que você mais precisa é
do tempo dele, para poder te ouvir e compreender mais sobre sua ideia.
Sugestão:
“Gostaria de uma reunião de 15 minutos para poder lhe dar mais detalhes do meu
projeto. Aqui esta meu cartão, se puder gostaria de ficar com o seu para lhe
enviar mais informações”.
Você pode
pensar ‘só 15 minutos?’ não é muito pouco?! Não, é tempo suficiente.
Provavelmente se o investidor gostar da sua ideia lhe dará mais do que isso de
tempo. Você pede 15 minutos porque sabe que ele é uma pessoa ocupada e por isso
você respeita e entende. Assim só quer 15 minutos!
2º Caso você
tenha 2 minutos para fazer o pitch:
Complemente
a apresentação anterior com:
a. Quanto você já faturou até o momento
ou quantos pedidos você já têm para entregar.
Caso você não tenha faturado nada e
não tem nenhum cliente em vista, esse ainda não é o momento para buscar um
investidor. Já falamos em outros artigos que os investidores preferem os
negócios que já estão faturando, mesmo que pouco, e que tenha previsão de
crescimento!
3º Caso você
tenha de 3 minutos para fazer o pitch:
Siga as
seguintes instruções:
a. O que você faz, qual é o seu negócio
estratégico, ou seja, qual benefício você vende para o seu cliente.
b. Apresente informações importantes
sobre o mercado. ATENÇÃO o investidor sabe que o Brasil está em crise, então
não repita esta informação para ele ouvir. Traga dados relevantes sobre o seu
mercado específico. Uma dica é buscar informações nos sindicatos e associações
que atuem em mercados semelhantes ao seu.
c. Mostre seus concorrentes, diga quem
eles são. Jamais se considere único, a não ser que você tenha a patente
industrial. Se esse for o caso, fale isso na apresentação. IMPORTANTE não diga que seu concorrente é pior
que você, diga apenas o que você faz e o que o seu concorrente faz (não precisa
falar meu concorrente não faz...). A decisão de melhor ou pior fica por conta
de quem está te ouvindo!
d. Depois diga como você ganha dinheiro
com seu empreendimento; você vende, aluga, empresta, ganha com publicidade, etc.
E depois como vai garantir a escalabilidade do negócio.
e. E por fim apresente sua equipe e o
que cada um faz. Não precisa apresentar os PhDs de cada um, apenas quem são e
quais as responsabilidades que têm na empresa.
Parece que
vai passar o tempo, mas na verdade esse modelo cabe em 2 minutos e 45 segundos,
comprovadamente. LEMBRE-SE claro de colocar só as informações necessárias, sem
firulas! Cinco (5) slides são suficientes para uma apresentação destas, uma
para cada tópico.
Se você
tiver menos de 3 minutos para fazer um pitch, NÃO USE SLIDES, no máximo uma
tela com sua logomarca.
Outro ponto
importante a considerarmos: o pitch é uma venda! O investidor é como um
cliente. Assim não se prenda em informações técnicas de como seu produto
funciona, prefira dizer os benefícios que ele traz. Se o investidor se
interessar pelo seu produto ele vai perguntar dados técnicos e provavelmente te
convidará para uma reunião mais longa!
Muita
informação vai transformar sua apresentação em uma “narração de jogo de futebol”
e não é esse o objetivo. Você precisa falar com calma e tranquilidade,
lembre-se disso e boa sorte em sua próxima apresentação!