Por Sandra Elisabeth
Frequentemente ouvimos falar sobre INOVAÇÃO. Cada um de nós tem a sua própria visão e o seu próprio conceito sobre este assunto!
Frequentemente ouvimos falar sobre INOVAÇÃO. Cada um de nós tem a sua própria visão e o seu próprio conceito sobre este assunto!
Uns irão dizer que a Apple, o Google é que são empresas
inovadoras, porque vivem criando produtos e serviços novos, como o Iphone ou o
Google Glass. Não estão errados, pois são empresas que investem em Inovação
Radical, ou seja, quebram os paradigmas dos produtos já existentes.
Outros vão dizer que inovação mesmo, faz as empresas que
mudaram seus processos de negócios e investiram em máquinas e equipamentos mais
modernos. Também estão certos, são as empresas que inovam em seu modelo de
negócio, ou seja, passam a fabricar seus produtos (que continuam os mesmos) de
forma diferente e inovadora.
Há ainda as empresas que apenas melhoram seus produtos já
existentes, ou seja, realizam as inovações incrementais; que são mais fáceis e
relativamente baratas de se fazer!
Tudo isto é sim inovação!
A justificativa para isto é muito simples: é o cliente que
compra e paga por seu produto! Logo se você desenvolver, criar ou inovar em
algo que não agrega nada para seu cliente, você só jogou dinheiro fora!
De patentes e invenções o Brasil está cheio; porém quantos
deles efetivamente ganham dinheiro com o que criaram?
E não se engane, não é a quantia de dinheiro que você tem em
caixa que irá lhe mostrar com certeza o que vai dar certo. Um exemplo disto é o
Pneu Luminoso criado pela Goodyear em 1961. Alguém aí já viu um pneu destes
rodando?!
Para não criar um “pneu luminoso” é necessário ouvir o que o
cliente PRECISA e saber QUANTO ele estará disposto a pagar.
É; novamente estamos discutindo o que o CLIENTE PRECISA x o
que O CLIENTE QUER! Já dei este exemplo em outros momentos, porém ele
exemplifica bem esta diferença: “Ford dizia que se ele tivesse perguntado o que
os clientes QUERIAM eles diriam um ‘cavalo mais rápido’ e nunca diriam um
carro”! Neste exemplo os clientes QUEREM um cavalo mais rápido; porém PRECISAM
se locomover mais rápido!
Sendo assim, não podemos ficar imaginando o que os clientes
esperam de novidade e sair fazendo! O melhor é ter certeza do que eles
precisam. Uma boa forma de se descobrir isto é usando a ferramenta Lean
Startup.
Com ela é possível construir um produto mínimo viável e
medir o feedback dos clientes. Após a confirmação destes, aí sim, investir e
desenvolver coisas novas – que serão na medida do esperado por quem vai pagar a
conta: SEU CLIENTE!