por: Stéfano Carnevalli
O titulo desse artigo se transformará em história logo nos primeiros meses de 2016, pois o objetivo é aproveitar esses próximos 60 dias para tomar algumas atitudes.
O cenário brasileiro econômico está cheio de incertezas e cheio de consumidores ávidos por adquirir produtos e serviços em oferta.
Comece por você. Faça uma lista de produtos ou serviços que gostaria de comprar no próximo ano, de preferência com um ótimo desconto no preço.
Para as Startups é um momento de grandes oportunidades no Brasil. Principalmente para aquelas que conhecem os desejos dos clientes, que valores são importantes para eles, quais as suas necessidades ocultas e operam de forma enxuta.
O importante é sempre lembrar que todo negócio precisa gerar receita. E quanto antes essa receita gerar lucro, melhor. Ser lean é a regra.
Agilizando, afinal você têm 60 dias, vou listar um passo a passo com uma sugestão do que fazer.
1. Identificar a oportunidade (10 dias)
2. Planejar (30 dias)
3. Preparar (20 dias)
O titulo desse artigo se transformará em história logo nos primeiros meses de 2016, pois o objetivo é aproveitar esses próximos 60 dias para tomar algumas atitudes.
O cenário brasileiro econômico está cheio de incertezas e cheio de consumidores ávidos por adquirir produtos e serviços em oferta.
Comece por você. Faça uma lista de produtos ou serviços que gostaria de comprar no próximo ano, de preferência com um ótimo desconto no preço.
Para as Startups é um momento de grandes oportunidades no Brasil. Principalmente para aquelas que conhecem os desejos dos clientes, que valores são importantes para eles, quais as suas necessidades ocultas e operam de forma enxuta.
O importante é sempre lembrar que todo negócio precisa gerar receita. E quanto antes essa receita gerar lucro, melhor. Ser lean é a regra.
Agilizando, afinal você têm 60 dias, vou listar um passo a passo com uma sugestão do que fazer.
1. Identificar a oportunidade (10 dias)
- Desconecte-se da internet (tudo: celular, tablet, etc)
- Ande e observe as pessoas, seus hábitos, roupas, o que estão comprando.
- Converse, escute as pessoas. Familiares, amigos, comerciantes locais.
- Vá na biblioteca e leia os jornais e revistas impressas. Aproveite para conversar com a(o) Bibliotecária(o), peça uma dica de leitura.
- Visite locais que não costuma ir: supermercados, feiras-livre, lojas de decoração, parques.
- Anote no caderno tudo que achar interessante.
- Leia as suas anotações (quanto mais melhor).
- Com essas informações que coletou com certeza alguma oportunidade irá surgir, ou associada a sua startup atual, ou mesmo uma ideia para tirar do papel.
- Depois conecte-se a internet, pesquise sobre a oportunidade, identifique os concorrentes, parceiros, exemplos do que deu certo e do que deu errado.
- Principalmente equacione sua oportunidade de acordo com sua capacidade de tempo e financeira (as chances de começar um excelente negócio em 2016 será maior)
2. Planejar (30 dias)
- Monte o quadro de analise SWOT em cima da ideia e informações que obteve
- Defina ou ajuste o modelo de negócio
- Defina seu MVP
- Defina as metas e estratégias
- Monte sua planilha financeira (custos, previsão de receita e lucro)
- Para cada ferramenta converse com um cliente em potencial. Se precisar ajuste.
3. Preparar (20 dias)
- São 20 dias para fazer o seu MVP e colocar as estratégias em prática.
4. Start
- Estamos em janeiro de 2016, agora é só colocar tudo em prática e ir para o mercado vender.
- Para cada cliente prospectado faça anotações. Se ele gostou ou não. Se está disposto a pagar pelo serviço. Comprou de primeira.
- Com essas respostas é ir ajustando e aproveitando a melhor vantagem de ser uma startup: crescer de acordo com sua capacidade de gerar receita.
Nesse processo apoio e parcerias são válidas. Amigos, família, mentores ou aceleradoras podem ajudar a alavancar de forma mais rápida e assertiva esse processo.
E uma última frase de incentivo: Tire sua ideia do papel e mão na massa!!!
Dica de livro: