Pular para o conteúdo principal

Em época de crise o que é melhor? Aumentar o faturamento ou o lucro?

Por Sandra Elisabeth

É fato que sabemos a diferença entre
  1. faturamento (somatória de todo o valor monetário recebido pela empresa) e
  2. lucro (o dinheiro que ‘sobra’ depois de pagar todas as contas, o ganho do empreendimento).

Mas, o que importa é em momentos de crise como o que estamos passando decidir: aumentar o faturamento ou o lucro?



Claro que é possível aumentar os dois! Mas, o que percebemos em 2014 foi que as empresas cresceram muito pouco seu faturamento e diminuíram significativamente seus lucros. Não sou eu - Sandra Elisabeth - quem está falando isto; são os números!

Na revista Exame Melhores e Maiores edição 2015 nos é apresentado muitos números que comprovam isto. Na página 59 é possível perceber que o faturamento total nas grandes empresas cresceu em média 2,1% enquanto seus lucros “cresceram” -34,1%.

Isto significa que para continuar vendendo, estas empresas tiveram que diminuir suas Margens de Contribuição, ou seja, seus custos fixos e variáveis foram aumentados, mas preferiram não repassar tudo para o cliente final.

Parece conta de gente maluca: afinal os preços estão cada vez maiores…Sim, sem dúvida, mas pelos resultados isto significa que se as empresas fossem manter a margem de lucro que tinham antes da crise, provavelmente estaríamos pagando muito mais caro por nossos produtos (pelo menos 34,1% à mais).

Os grandes empreendimentos ainda conseguem ter fôlego de caixa, diminuir sua lucratividade e continuar crescendo as vendas. Assim, quando a crise passar, tudo volta ao normal.

Mas, e os pequenos empreendedores? O que fazer? Nem sempre eles têm fôlego de caixa para tomar esta decisão!

Nestes casos, o melhor a se fazer é buscar o aumento da lucratividade, nem que para isto precisemos diminuir o faturamento.

Exemplo:
Um empreendedor que fatura $1.000 e tem um lucro final de $200, significa que teve 20% de lucro sobre o faturamento. Em momentos de crise, se ele decidir, por exemplo faturar $500 (significa vender menos, mas principalmente - produzir menos, ter menos custo, menos funcionários, etc) e ter um lucro de $125, ele passa a ter 25% de lucro.

Enxugar a linha de produção e os custos, pode sim aumentar a margem de contribuição de cada produto individualmente. Produzir menos produtos, significa reduzir a oferta. Quando se reduz a oferta e se tem uma alta demanda, a tendência é o preço ficar mais alto (lei da oferta e demanda).

Isto pode aumentar a vida dos pequenos empreendimentos, e aumentando a vida das pequenas empresas, temos mais famílias trabalhando e girando a economia.

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado