por: Stéfano Carnevalli
Notícias econômicas e políticas estão na pauta dos jornais, tv, rádio e nas redes sociais. Índices de atividade industrial em baixa, dólar oscilando, crises hídrica e energética, entre outros indicadores negativos que acompanhamos no dia a dia no Brasil,
Esse cenário causa uma tomada de decisões em investimentos mais lenta por parte de empresários em todos os setores. Porém alguns negócios podem aproveitar o momento para crescerem de forma mais lenta e com sustentabilidade.
Nesse aspecto, uma Startup (leia artigo sobre o significado) têm muita chance de sucesso em momentos de crise. Por já ser "um negócios inovador e projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza"(Eric Ries), a Startup se permite testar possibilidades e com isso ajustar o que oferece, de acordo com a proposta de valor dos clientes.
Reforçando que podemos ter startup em qualquer área e setor (Economia Criativa, Healthcare, Agronegócio, entre outros)
Algumas considerações, que podem auxiliar a Startup, a identificar oportunidades em momentos de crise:
Dica final: metodologia como a da Sýndreams Aceleradora, ajuda a minimizar os riscos e aumentar o resultado.
Notícias econômicas e políticas estão na pauta dos jornais, tv, rádio e nas redes sociais. Índices de atividade industrial em baixa, dólar oscilando, crises hídrica e energética, entre outros indicadores negativos que acompanhamos no dia a dia no Brasil,
Esse cenário causa uma tomada de decisões em investimentos mais lenta por parte de empresários em todos os setores. Porém alguns negócios podem aproveitar o momento para crescerem de forma mais lenta e com sustentabilidade.
![]() |
A crise energética devido a estiagem provoca um aumento nas contas de energia no Brasil. Por outro lado esse aumento diminui o retorno de investimento (ROI) em geração de energia fotovoltaica. |
Nesse aspecto, uma Startup (leia artigo sobre o significado) têm muita chance de sucesso em momentos de crise. Por já ser "um negócios inovador e projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza"(Eric Ries), a Startup se permite testar possibilidades e com isso ajustar o que oferece, de acordo com a proposta de valor dos clientes.
Reforçando que podemos ter startup em qualquer área e setor (Economia Criativa, Healthcare, Agronegócio, entre outros)
Algumas considerações, que podem auxiliar a Startup, a identificar oportunidades em momentos de crise:
- Sua solução atende um mercado que não vai parar:
Devido a demissões que podem ocorrer, o cliente demora para decidir se vai trocar de aparelho celular, mas pode adquirir aplicativos que melhore seu desempenho ou formação profissional. - Sua solução traz uma redução de custos:
Em momentos de crise, a ordem sempre é reduzir custos nos orçamentos. O cliente não compra uma nova máquina para reduzir custos, mas adquiri um serviço que pode melhorar o desempenho do equipamento. - Sua solução complementa alguma outra solução inovadora
Produtos novos lançados no mercado costumam ter uma curva de compra mais demorada. Agora se o produto já está sendo vendido e a sua solução é um complemento, você pode aproveitar a mesma base de clientes para iniciar a venda.
- Situe-se diante da crise sem se concentrar nas más notícias sobre a economia. Busque olhar o famoso lado cheio do copo, e fique informado.
- Examine o que se passa na região e na localidade. Se a sua solução é bem aceita e têm compradores próximos, o custo inicial para vendas é mais baixo.
- Os custos de uma startup devem ser os menores possíveis. Quanto menor o custo, a possibilidade de se obter um melhor resultado do investimento é maior. Quanto menos é mais!
- O monitoramento constante e inteligente ajuda a startup a adequar melhor sua solução as necessidades do cliente.
- Visite e converse com seu potencial cliente, não só sobre sua solução, mas como ele está enxergando a crise. E dessa forma identifique o que sua solução pode auxiliar o cliente a passar pela crise de forma mais fácil.
Dica final: metodologia como a da Sýndreams Aceleradora, ajuda a minimizar os riscos e aumentar o resultado.