Pular para o conteúdo principal

Aceleradora de startups estimula a criatividade no empreendedorismo

por: Gabriela Morilia (Blog Esalqtec)


Tendo como objetivo preparar empreendedores para que estes consigam transformar seus sonhos em realidade, a Sýndreams Aceleradora de Startups vem desde o ano de 2012 atuando no mercado e em 2013 iniciou sua metodologia de aceleração, fixando sua sede na cidade de Americana.

Com a missão de "Facilitar a realização dos sonhos dos empreendedores e parceiros por meio da busca de retorno maior e mais rápido do investimento aplicado", a empresa utiliza-se do conceito da chamada 'Economia Criativa', que define como mecanismos produtivos a criatividade e o capital intelectual (processo de conversão de uma informação em conhecimento).

Desta maneira, o processo de aceleração da Sýndreams é baseado em uma metodologia, onde a filosofia do Lean Startup, na qual a aceleração e o retorno são obtidos com o mínimo de recurso necessário, de modo a evitar desperdício durante a produção do produto final, é a base para três etapas, que em conjunto, podem em até seis meses trazer bons resultados para o empreendimento.

A primeira delas é a de definição do modelo de negócio a ser trabalhado e do Produto Mínimo Viável (MVP), que seria uma versão simplificada do produto final, desenvolvido e lançado com tempo e esforço mínimos. Já na segunda fase, as estratégias são delimitadas e a startup é orientada quanto ao planejamento financeiro. A terceira e última etapa é marcada pela implantação do produto no mercado, e posteriormente, pelo monitoramento do desempenho e possíveis ajustes finais.

Este trabalho de aceleração vem dando bons resultados, de acordo com Stéfano Carnevalli, gestor de projetos e articulador da Sýndreams. "Atualmente temos 10 startups em processo de aceleração e 4 startups que finalizaram a metodologia de trabalho que dura cerca de 6 meses. Os resultados têm sido positivos, e continuamos trabalhando para ampliar nossas parcerias com investidores, fundos, incubadoras e organizações de fomento do empreendedorismo no Brasil e no exterior", afirma.

Recentemente, a aceleradora tornou-se parceira da ESALQTec - Incubadora Tecnológica e as expectativas dos frutos gerados a partir desta nova colaboração são grandes para ambos os lados. "A parceria com a ESALQTec é ótima, e esperamos criar uma grande sinergia. As incubadoras são extremamente importantes para desenvolvimento tecnológico, e a ESALQTec tem um histórico importante no desenvolvimento de empresas do setor de agronegócio. As aceleradoras são complementares, preparamos empreendedores para terem suas startups incubadas, ou preparamos empresas que estão próximas de graduar nas incubadoras para dialogarem com investidores", confirma Carnevalli.

O interesse da Sýndreams pelo ramo do Agronegócio surgiu desta inciativa com a incubadora. A partir de conversas com o coordenador Sergio Marcus Barbosa, a aceleradora passou a atentar-se ao ramo. "A partir disso iniciamos um estudo (ainda em andamento) para identificar as melhores oportunidades para startups nesse mercado", contou.

Os planos para o futuro da empresa são de fortalecer a parceria com a ESALQTec e ampliar o número de colaborações com outras empresas ou incubadoras. "Para o próximo ano, estamos apoiando um dos projetos da ESALQTec para incentivar a formação de empreendedores", reforça o articulador da Sýndreams.


Para conhecer mais sobre a Sýndreams e suas inciativas de aceleração de startups, acesse o site http://www.syndreams.com.br/index.html.


originalmente publicada no site da Esalqtec: http://www.esalq.usp.br/esalqtec/noticias/not101.html

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado