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A importância do Network para os empreendedores

A diferença entre um contato e um amigo do Facebook é que, no face você não sabe exatamente o que o seu amigo faz profissionalmente, mas sabe muito sobre o seu final de semana e de outros detalhes que não precisaria se preocupar. Enquanto que um contato, é um profissional com o qual você provavelmente trocou cartão ou e-mail e pode contar com ele no assunto ou ramo específico em no qual ele trabalha.



É muito importante que o empreendedor mantenha contatos e amplie seu network, para que isso seja aconteça ele deve buscar ambientes onde conhecer novas pessoas seja possível. No início da carreira é interessante frequentar lugares onde mais de 75% sejam desconhecidos, assim a maioria das pessoas serão possíveis contatos e isso poderá também auxiliar no seu desenvolvimento pessoal.

Um cartão comercial com as principais informações pessoais é de fundamental importância. Parece básico, mas sempre encontro pessoas que dizem: “me desculpe estou sem cartão”, em um ambiente profissional não se pode perder uma oportunidade, nunca sabemos onde e quando encontraremos um possível cliente.

Os melhores lugares para fazer contatos são em feiras comerciais. Em São Paulo toda semana tem alguma feira, palestras nas Associações de Classe, OAB, Associações Comerciais, CIESP, Universidades, SENAI e outras.

Fique atento e se atualize. Uma boa rede social voltada para os negócios é o Linkedin, lá você deve buscar profissionais que se relacionam direta ou indiretamente com a sua área.

Em uma palestra eu ouvi que devemos manter a troca de cartão em uma frequência de 5 novos contatos por semana, até parece pouco, mas temos que descontar as férias e semanas que não conseguimos nenhum contato novo, então pergunto: “Quantos contatos novos você conseguiu essa semana?”, se foi maior que 5, ótimo, caso não tenha conseguido essa quantidade, então pense em trabalhar mais para aumentar a frequência de contato.

Quando eu pergunto em algumas palestras “vocês se conhecem?” é comum que a resposta seja, na grande maioria, que ninguém se conhece. E mesmo depois, eles vão embora sem ao menos trocar cartões. Isso não pode acontecer, o empreendedor deve ter vários cartões no bolso e trocá-los com todos que tiver contato, principalmente quando participando de um evento de negócios.
Fica aqui uma dica e meu contato para trocarmos cartões.

Nivaldo J Silva, é Consultor na NJS Consultoria, Professor de Pós Graduação na UNISAL e diretor do CIESP SBO. Visitem meu blog, link no site  www.njsconsultoria.com.br.

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