Pular para o conteúdo principal

Exame e CNI Fórum Inovação: A Indústria do Futuro

No dia 18 de maio, EXAME e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizaram, em São Paulo, o EXAME Fórum Inovação, com o tema "A Indústria do Futuro".


O Diretor da Sýndreams, Stéfano Carnevalli, foi convidado a participar do evento,  que contou com a presença de líderes empresariais, autoridades e especialistas. Nele foi divulgado um estudo inédito sobre riscos e oportunidades do Brasil frente às inovações da indústria 4.0.


A abertura do evento foi realizada pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, seguido do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.

O evento promoveu a reunião do grupo MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação) que promoveu a apresentação do Projeto Indústria 2027, um documento que tem por objetivo entender as inovações disruptivas, seus riscos e oportunidades, e dar subsídios para politicas públicas.


Um dos destaques do evento, foi o Painel de Líderes que reuniu o presidente da Bosch América Latina, Besaliel Botelho, o presidente da GranBio, Bernardo Gradin, presidente da Iochpe-Maxion, Dan Ioschpe, a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka e o vice-presidente executivo de Engenharia da Embraer, Mauro Kern.


No painel de Líderes os principais desafios levantados estão relacionados a questões de legislação, custo Brasil e  formação profissional. Outra discussão a partir da pergunta "Como aproximar startups de industrias" os participantes do painel sinalizaram que este é sem dúvidas o caminho mais rápido e mais assertivo. Mas que há um grande desafio para funcionar.

Em sua palestra, o especialista em inovação, Soumitra Dutta disse que embora o Brasil está no 69º lugar no Índice Global de Inovação, pode avançar rapidamente se adotar as políticas certas.


Soumitra indicou ao Brasil 4 desafios, 3 princípios e 7 sugestões. Dentre os quatro desafios precisamos criar uma marca associada a inovação, desenvolver mais capital humano nas áreas de ciência e tecnologia, melhorar a eficiência e a colaboração da Universidade com a Industria e com isso ampliar o ecossistema de inovação.

Assista a gravação completa do evento exibida pelo canal da EXAME (1:10).


O evento foi encerrado com o discurso do Presidente do Brasil, Michel Themer, que se comprometeu a criar a Secretaria Especial de Inovação, como sugerido. Veja o discurso do encerramento do Fórum Exame CNI "Industria do Futuro" gravado pela NBR TV.


Mais sobre a Mobilização Empresarial pela Inovação:

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast sobre Indústria 4.0

Por Sýndreams Nossa mentora e diretora Sandra Elisabeth gravou um Podcast sobre Indústria 4.0 para a ação USF at Home da Universidade São Francisco. Esta ação tem como objetivo levar informação e conhecimento aos alunos, ex-alunos e toda comunidade que segue a USF nas redes sociais. Confira a seguir o que ela disse sobre Indústria 4.0:

IDEATHON - NJE CAMPINAS

A Sýndreams é apoiadora do Ideathon online promovido pelo CIESP Campinas.  O Ideathon é uma maratona elaborada especialmente para o desenvolvimento de negócios inovadores através de técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch. Realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do CIESP Campinas, pela primeira vez de maneira online, tem o objetivo de reunir estudantes e profissionais de diversas áreas para contribuir com o tema “Soluções para produtividade do Home Office na Indústria”. Inscrições gratuitas individuais ou em equipes. Por ser um evento realizado totalmente online, o desenvolvimento das ideias será em etapas, utilizando a plataforma de compartilhamento de arquivos Google Drive, além de palestras de orientação online (vídeo conferência ao vivo). A apresentação final das ideias será por meio de vídeos previamente gravados, que serão apresentados em uma live com todos os jurados. As inscrições podem ser individuais ou por equipes, e todos que apresentarem seu p

Um pouco mais sobre oportunidades

Por Sandra Elisabeth Voltamos a falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade? Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1 .qualidade, caráter do que é oportuno. 2 . ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo. Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade! Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim... Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto....”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”. Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionado